Por que o projeto?
Uma pessoa, para alcançar o pleno exercício da cidadania, deve aprender a exigir seus direitos e lembrar-se de cumprir seus deveres. Mais do que isso, numa sociedade democrática, ser cidadão também inclui a participação ativa na vida em comunidade. Quem reivindica melhores condições de ensino e aprendizado está exercendo sua cidadania, pois a educação é um direito garantido pela Constituição Brasileira de 1988, não por acaso conhecida como “Constituição Cidadã”.
Nesse sentido, o exercício da cidadania também depende da valorização da ética, com ênfase em atitudes positivas e voltadas ao bem comum. Assim, as noções de ética e cidadania andam juntas, de mãos dadas! E o desenvolvimento desses dois conceitos – essenciais na busca de uma sociedade melhor – deve começar desde cedo para todas as crianças, tendo como base a escola.
Com o projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Cultural Mauricio de Sousa buscam justamente incentivar o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e jovens.
Os alunos das escolas parceiras terão oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como autoestima, participação, inclusão social, democracia e interesse público, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas e estrelada pelos personagens da Turma da Mônica.
Além dos estudantes e dos educadores, o projeto prevê o envolvimento da família e da comunidade, consideradas peças fundamentais do processo de formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de reivindicar seus direitos.