Os quatro segmentos envolvidos no projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” – estudantes, educadores, família e comunidade – serão motivados pela presença de personagens que acompanham o público há quatro gerações.
Nestes mais de 50 anos, pais e filhos cresceram com a turminha “dentro de casa”. Assimilaram conceitos e comportamentos de personagens que são meninos e meninas comuns, que se divertem, acertam, erram, brigam, brincam, trabalham em equipe ou viajam em seu mundo imaginário.
Na diversão e simplicidade da leitura, a criança, sem perceber, acaba retendo valores, criando hábitos e, muitas vezes, mudando atitudes.
Ao longo dos anos, naturalmente, as histórias em quadrinhos influenciaram na formação das crianças do passado, hoje adultos, que ainda têm afinidade e laços com essa turminha tipicamente brasileira.
O fato de pais e professores sentirem identificação e nutrirem simpatia pelos personagens de Mauricio de Sousa facilita o trabalho e aproxima os adultos das crianças e jovens.
Assim, a comunidade escolar, a sociedade e a Turma da Mônica, juntas, participarão de um projeto que prevê o envolvimento de todos, um projeto que visa a formar cidadãos que tenham mais autoestima, que adotem padrões éticos de conduta, que respeitem uns aos outros, que cuidem de meio ambiente e de todos os bens que são públicos, que participem da vida da comunidade e que, acima de tudo, compreendam que todos têm a contribuir para a construção de um futuro mais justo e feliz.