A proposta educacional da EM Pe Belchior de Pontes encontra-se comprometida profundamente com o ideal de um ensino de qualidade e com real intenção de fazer de seu aluno um ser social, pronto para participar, de forma atuante e crítica.
Para que esse ideal seja atingido, a equipe pedagógica da escola trabalha sob a perspectiva sócio construtivista, na qual o conhecimento é construído pelo indivíduo (aluno), ao longo de sua vida, na interação com o meio onde vive (na família, bairro, na comunidade, na escola, etc.), num processo contínuo e dinâmico.
O sujeito (no caso o aluno), é visto como um ser ativo que age sobre os objetos de conhecimento no seu meio, interage socialmente e sofre as influências dos mesmos, ao mesmo tempo em que interioriza vários conhecimentos a partir de sua ação.
Dentro dessa perspectiva, o aluno vai formando o seu intelecto aos poucos, interagindo com o mundo, tornando-se cada vez mais autônomo, construindo e buscando conhecimento dentro de seu ritmo, seu interesse, suas necessidades e possibilidades.
Os alunos portadores de necessidades especiais terão seu ritmo de aprendizagem e suas particularidades respeitadas, levando em consideração suas limitações físicas, psíquicas e emocionais. Terão em contra turno acompanhamento com o AEE.
As escolas municipais contam com, o SOME - Sistema Objetivo Municipal de Ensino, que em nossa escola será utilizado como mais um instrumento de aprendizagem e não como o único caminho a seguir. Os professores de forma coletiva e individual farão o complemento de atividades. Novas estratégias serão sempre incentivadas, a fim de garantir o conhecimento de todos.